Login    



2003, vol XII, nº2
Julho/Dezembro


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

O valor das interacções virtuais e da dinâmica hipertextual no desenvolvimento profissional docente
Marcelo Almeida Bairral

Resumo. Neste artigo são apresentadas contribuições de um processo teleinterativo para o desenvolvimento profissional docente em matemática e são identificadas algumas ações profissionais crítico-reflexivas mobilizadas na interação através de correio eletrônico. A pesquisa é parte de um estudo longitudinal cujo objetivo é analisar as implicações da dinâmica de trabalho por Internet implementada em um ambiente virtual construído para a formação continuada em geometria no Brasil. A atenção à reflexão pessoal e à socialização contínua de idéias em um coletivo profissional constituiu um fato relevante de um ambiente no qual o professor foi o protagonista e controlou o seu processo formativo. Além do mais, a dinâmica virtual possibilitou a todos os docentes tornarem-se responsáveis do trabalho colaborativo e desenvolverem distintas ações profissionais.
Palavras-chave: Desenvolvimento do Conhecimento Profissional em Matemática, Mediação por Internet, Ações Profissionais Críticas.


Páginas : 53-80

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados