Login    



2003, vol XII, nº2
Julho/Dezembro


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

A Matemática na educação familiar: Memórias escolares, ideias sobre a Matemática e relação educativa em grupos domésticos de baixa escolaridade
Darlinda Moreira

Resumo. Utilizando uma metodologia de observação participante esta investigação apresenta memórias escolares, ideias sobre Matemática e episódios que ilustram o apoio familiar escolar para analisar a relação matemática-escola-família em grupos domésticos de baixa escolaridade. Pretende-se, assim, contribuir para o desenvolvimento de um conhecimento sistematizado e actualizado sobre a forma como o conhecimento escolar matemático se vai legitimando e utilizando na cultura quotidiana dos grupos sociais. Face ao desconhecimento dos conteúdos escolares e das práticas pedagógicas actuais, conclui-se que a instituição escolar deverá integrar formas de interacção com os grupos sociais que permitam dialogar sobre novas práticas e mudanças pedagógicas bem como sobre os novos tópicos do conhecimento matemático.
Palavras-chave: matemática, família, baixa escolaridade, classe popular, memórias escolares.


Páginas : 3-23

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados