Login    



2003, vol XII, nº1
Janeiro/Junho


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Avaliação da resolução de problemas: que relação entre as concepções e as práticas lectivas dos professores?
Margarida Graça

Resumo. A investigação apresentada está incluída num estudo mais amplo realizado no âmbito de uma Tese de Mestrado em Educação Matemática, e tem como foco central o estudo da relação entre as concepções e as práticas de três professores de Matemática na avaliação da resolução de problemas. A metodologia é qualitativa e interpretativa, baseada em estudos de caso. A recolha de dados resultou de entrevistas, observações, registos e notas. A análise de dados foi feita a partir de um conjunto de categorias previamente definidas.
Estes professores revelaram coerência entre as suas concepções e as respectivas práticas na resolução de problemas, embora manifestassem algumas discrepâncias no que se refere à respectiva avaliação. O sentido geral das conclusões desta investigação aponta para a necessidade de se procurar entender a relação entre as concepções e as práticas dos professores nos diferentes domínios, e ainda para a necessidade de se estabelecerem programas de formação dos professores. Este estudo sublinha ainda que a avaliação da resolução de problemas é um domínio de grande complexidade, mesmo para professores com reconhecida experiência.

Palavras-chave: Resolução de problemas, avaliação, ensino, aprendizagem, concepção, prática pedagógica.


Páginas : 53-73

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados