Login    



2003, vol XII, nº1
Janeiro/Junho


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Criteria for authentic assessment of mathematics: Understanding success, failure and inequality
Candia Morgan

Resumo. Novas orientações curriculares para a Matemática fazem frequentemente apelo ao recurso a formas de avaliação mais autênticas. Este apelo é geralmente associado à intenção de aumentar a acessibilidade da educação matemática e das competências matemáticas a todos os alunos. Este artigo apresenta uma perspectiva crítica sobre esta noção. Tomando por base a teoria de Bernstein sobre o discurso pedagógico, argumenta-se que formas de avaliação defendidas por pedagogias “inovadoras” envolvem o recurso a critérios que ou são implícitos ou requerem um conhecimento de especialista para os operacionalizar. A dependência nestes tipos de critérios pode ser desvantajoso para alunos de certos grupos sociais.

Páginas : 37-51

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados