Login    



2003, vol XII, nº1
Janeiro/Junho


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

A avaliação em documentos orientadores para o ensino da Matemática: Uma análise sucinta
Leonor Santos

Resumo. Este artigo analisa como a avaliação é considerada em diversos documentos que influenciaram ao longo das últimas décadas o desenvolvimento curricular português em Matemática, abarcando um período de 25 anos. Desta análise é possível reconhecerem-se diferentes conceitos de avaliação, que acompanham as grandes tendências nesta área, muito embora a evolução que se identifica seja marcada por um discurso nem sempre coerente entre os princípios enunciados e as orientações para a acção. Verifica-se ainda uma tendência para ver a avaliação como um processo mais próximo dos actores directos da acção pedagógica. A evolução das formas e dos instrumentos de avaliação é marcada pela diversidade.

Palavras-chave: Desenvolvimento curricular; orientações curriculares em Matemática; avaliação das aprendizagens; princípios orientadores da avaliação; formas e instrumentos de avaliação.


Páginas : 7-20

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados