Login    



2002, vol XI, nº2
Julho/Dezembro


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

A utilização que os alunos fazem da calculadora gráfica nas aulas de Matemática
Helena Rocha

Resumo. Este trabalho procura contribuir para o conhecimento e a compreensão da forma como os alunos utilizam a calculadora gráfica na aprendizagem da Matemática. A metodologia adoptada é de estudo de caso, sendo os participantes três alunos do 10º ano de escolaridade. A análise dos dados sugere que os alunos não possuem um conhecimento profundo sobre a calculadora, aspecto que de resto não valorizam. Aponta ainda para um recurso à máquina essencialmente para traçar gráficos e resolver equações/inequações, com um aproveitamento das potencialidades da tecnologia que fica aquém do que seria de esperar. A interpretação da informação veiculada pela máquina surge como a grande dificuldade que os alunos têm que enfrentar. Associada a estes aspectos surge a actuação do professor e, nomeadamente, a atenção que este dá à utilização que os alunos fazem da calculadora e o género de tarefas que propõe.

Palavras chave: Calculadoras gráficas, Alunos, Matemática, Ensino Secundário.


Páginas : 3-27

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados