Login    



2000, vol 9, nº1
Janeiro/Junho


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Realistic Mathematics Education
Nisa Jorge Carvalho de Figueiredo

Resumo. A Educação Matemática Realista (RME) tem vindo a ser desenvolvida na Holanda nas últimas décadas, baseada na filosofia educacional da ‘Matemática como uma actividade humana’ de Freudenthal. Esta teoria de Educação Matemática faz uma abordagem ao ensino e aprendizagem que se distingue de outras, entre outras razões, pela sua abordagem "bottom-up", Começando por delinear um percurso histórico sobre as diferentes teorias de ensino e aprendizagem e passando por uma discussão acerca do uso de modelos em educação Matemática, justifica-se gradualmente neste artigo a importância desta abordagem. Neste processo, discutem-se ainda os princípios chave que guiam a RME e o tipo de investigação que a origina.
Palavras-chave: Matemática realista; Teorias de ensino e aprendizagem; ‘Developmental Research’; Modelos em Educação Matemática; Material Manipulativo.


Páginas : 87-116

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados