Login    



2000, vol 9, nº1
Janeiro/Junho


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Fazer Matemática compreendendo e compreender Matemática fazendo: A apropriação de artefactos da Matemática escolar
Elsa Fernandes

Resumo. Neste artigo relata-se parcialmente uma investigação desenvolvida com o objectivo de contribuir para o conhecimento das características da actividade matemática escolar dos alunos, na sala de aula, com referência a actividades específicas desenvolvidas com o apoio do professor, nomeadamente no trabalho cooperativo. O foco do artigo é compreender o modo como os alunos se apropriam de artefactos culturais da Matemática escolar. Numa primeira parte do mesmo são apresentadas algumas ideias teóricas que serviram de suporte ao estudo, depois apresenta-se a opção metodológica adoptada e finalmente os resultados e conclusões.
Palavras-chave: Aprendizagem; Interacções sociais; Trabalho cooperativo; Artefactos; Recursos estruturantes.


Páginas : 49-86

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados