Login    



1999, vol 8, nº1 e 2
Anual


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Inovações, mudança e o desenvolvimento profissional do profesor de Matemática
Altair Polettini; Neide Cristina Sabaraense

Resumo. Este artigo analisa as percepções de professores de Matemática sobre mudanças em seu pensamento e em sua prática durante a utilização de uma inovação como referência. Essa inovação, a série Experiências Matemáticas, foi elaborada com sugestões para o ensino de Matemática de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, em São Paulo, Brasil, enfatizando uma abordagem construtivista. Esse material representou uma referência desafiadora para os professores e contribuiu para a reflexão sobre seu pensamento e sua prática. Mudanças ocorreram de forma gradual, no sentido de que eles adicionaram algumas estratégias ou metodologias à sua prática. Embora as mudanças possam não ter sido abrangentes, elas foram importantes para o próprio desenvolvimento profissional dos professores.
Palavras-chave: Mudança; Desenvolvimento Profissional; Professor de Matemática; Reflexão; Percepção; Inovação.


Páginas : 189-212

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados