Login    



1999, vol 8, nº1 e 2
Anual


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Reflexão, conhecimento e práticas lectivas em Matemática num contexto de reforma curricular no 1º ciclo
Maria de Lurdes Serrazina

Resumo. O aspecto central deste artigo é o estudo do conhecimento profissional de três professoras do 1.° ciclo do ensino básico, em particular o seu conhecimento da Matemática e sobre a Matemática, a sua relação com as práticas lectivas e a sua evolução ao longo de um trabalho colaborativo desenvolvido entre a investigadora e as três professoras, com forte suporte na reflexão. O trabalho tem por base uma investigação prolongada no tempo e é desenvolvida no âmbito das abordagens propostas por um novo currículo para o 1.º ciclo do ensino básico. A metodologia é qualitativa e interpretativa. A recolha de dados teve por base observação de aulas, entrevistas, notas de campo sobre sessões de trabalho conjunto e recolha de documentação escrita. A análise de dados foi sendo feita à medida que outros dados iam sendo recolhidos e o procedimento de análise foi semelhante ao método de comparação constante. Esta análise permite verificar que as professoras através da reflexão individual e de grupo e do trabalho desenvolvido em sessões de trabalho conjuntas com a investigadora aumentaram o seu conhecimento da Matemática, nomeadamente a sua compreensão matemática, melhoraram a sua relação com a disciplina e a forma como eram capazes de .conduzir actividades matemáticas com os alunos na sala de aula.
Palavras-chave: Conhecimento profissional, conhecimento matemático, concepções, práticas, reflexões, trabalho colaborativo, compreensão matemática.


Páginas : 139-167

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados