Login    



1999, vol 8, nº1 e 2
Anual


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada
Adair Mendes Nacarato; Dario Fiorentini; Renata Anastácio Pinto

Resumo. Neste estudo são analisados os saberes experienciais que professores de matemática trazem/narram e sobre os quais refletem durante um curso de educação continuada. Após discutir teoricamente o problema da educação continuada de professores face aos saberes profissionais e, em particular, aos saberes da experiência docente, são analisadas três narrativas de experiências de aulas apresentadas durante um curso de educação continuada na cidade de 1tu, SP, Brasil. A análise das narrativas mostra que os saberes "em ação" que os professores produzem ao refletir sobre seu trabalho docente, são complexos e apresentam multiplicidade de sentidos. Mostra também que as leituras oriundas das ciências da educação, quando bem exploradas, são fundamentais para problematizar estes saberes e trazer um novo olhar sobre os mesmos.
Palavras-chave: Professor de matemática, Formação de professores de matemática, Educação continuada, Saber experiencial, Saber profissional.


Páginas : 33-59

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados