Login    



1999, vol 8, nº1 e 2
Anual


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de Matemática
Fátima Guimarães

Resumo. O presente artigo diz respeito a uma investigação, realizada no âmbito de uma tese de mestrado, que foi levada a cabo numa escola do 2° e 3° ciclos do Ensino Básico. Tendo como finalidade compreender o conhecimento profissional de duas professoras de Matemática do segundo ciclo, os seus objectivos foram conhecer as possíveis origens desse conhecimento, os aspectos principais que o caracterizam e, ainda, entender o modo como esses aspectos interactuam. Este artigo, incide sobre a substância do conhecimento profissional. Desta forma, após breve enquadramento teórico, apresenta-se a metodologia usada, caracterizam-se as duas professoras do estudo, identificando alguns traços comuns e em seguida, descreve-se o conteúdo do conhecimento das professores, procurando ilustrar as suas várias vertentes.
Palavras-chave: Professor, conhecimento profissional, conteúdo do conhecimento.


Páginas : 5-32

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados