Login    



1997, vol 6, nº2
Julho/Dezembro


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Os quatro discursos de Lacan e a Educação Matemática
Roberto Ribeiro Baldino; Tânia Cristina Baptista Cabral

Resumo. Neste artigo, investimos os quatro discursos de Lacan na caracterização do ensino tradicional-vigente da Matemática e na análise de uma alternativa metodológica a partir da psicanálise lacaniana. Discutimos as diferenças dessas estratégias metodológicas em termos da teoria dos campos semânticos no caso do teorema fundamental do cálculo. O artigo tem duas partes. Na primeira apresentamos os quatro discursos lacanianos (discursos do mestre, universitário, do analista e da histérica) e procuramos contextualizá-los na sala de aula de Matemática. Na segunda parte analisamos a apresentação do teorema fundamental do Cálculo feita por um livro texto usual. Concluímos o artigo formulando um encaminhamento pedagógica fundado nas análises feitas.

Páginas : 1-24

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados