Login    



1996, vol 5, nº2
Julho/Dezembro


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Mathematical conversations with Dja
Darlinda Moreira

Resumo. Esta investigação examina desempenhos problemáticos de Dja, uma aluna caboverdiana do programa bilingue de português/inglês, em problemas matemáticos. A incompreensão da aluna face aos problemas é descrita e analisada emergindo a natureza subjectivado actor matemático. O modelo semiótico da matemática (Rotman, B., 1993) é utilizado no enquadramento da relação da aluna com os problemas. Mostra-se que os problemas são exemplos do discurso formal da matemática, logo excluindo a actividade da "Pessoa", como figura semiótica, do seu desempenho matemático. Tal exclusão está na base da relação hesitante existente entre a aluna e os textos dos problemas, e, de um modo mais geral, entre a aluna e a matemática.
A actuação de um aluno, preenchido culturalmente, na actividade matemática, é a principal sugestão pedagógica desta investigação para promover o movimento do aluno ao acesso do discurso matemático formal.


Páginas : 75-103

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados