Login    



1996, vol 5, nº1
Janeiro/Junho


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Da literatura sobre a prova rigorosa em Educação Matemática: Um levantamento
António Vicente Marafioti Garnica

Resumo. No artigo examinamos parte da literatura disponível sobre a prova rigorosa em Educação Matemática, sem a pretensão de esgotar o tema. Tal estudo constituiu-se no estágio pré-reflexivo a partir do qual desenvolvemos trabalho de doutorado. Os artigos e livros estudados traçam um panorama do que tornou possível à Matemática transformar-se numa ciência hipotético-dedutiva, levando-nos a concluir que embora existam exemplos de provas anteriores a Euclides, foi com o geômetra de Megara que se constituiu o que hoje concebemos como o parâmetro de rigor para a Matemática. Percorremos a trajetória de uma "arqueologia da prova", passamos pela discussão sobre os aspectos sociais próprios da atividade de provar feita por matemáticos profissionais e, chegando aos dias atuais, focamos a ainda polêmica questão da imersão dos computadores no domínio das provas rigorosas. Em termos gerais, alguns elementos constitutivos essenciais, que apresentamos à guiza de conclusão, podem ser extraídos dessa análise critica da literatura.

Páginas : 29-60

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados