Login    



1995, vol 4, nº1
Janeiro/Junho


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Participação dos estudantes portugueses de 9 e de 13 anos de idade no "Second International Assessment of Educational Progress" - Matemática
Glória Ramalho

Resumo. O Segundo Estudo Internacional do IAEP sobre Matemática e Ciências teve lugar entre 1989 e 1992. Este estudo, em que colaboraram 20 países. Consistiu numa sondagem sobre o desempenho dos alunos de nove e de 13 anos de idade nestas áreas em cada um dos participantes. Este artigo apresenta um sumário dos resultados dos estudantes portugueses em Matemática no contexto do estudo internacional. Os jovens portugueses destes dois níveis etários apresentam, em média, um desempenho fraco. No conjunto dos resultados nacionais manifesta-se heterogeneidade a nível quer das diferentes regiões geográficas/administrativas quer dos tipos de comunidades em que as escolas estão inseridas. As escolas públicas e as privadas mostram resultados médios distintos e favoráveis às privadas nas duas populações. O facto de um aluno poder ficar mais de um ano no mesmo grau de escolaridade não denota reverter num melhoramento dos seus resultados académicos. Manifestam-se indícios da existência de representações diferentes sobre a aprendizagem da Matemática entre os alunos de 13 anos.

Páginas : 43-65

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados