Login    



2018, vol XXVII, nº2
2º Semestre


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Interpretaciones de niños de 4.° de primaria relativas al ángulo - Interpretations of 4th grade students about angle
Camargo ; Jiménez ; Salazar

Resumo. Neste artigo apresentamos a análise de excertos de interações em sala de aula relacionadas com interpretações de crianças do 4.º ano de escolaridade referentes ao objeto matemático ângulo (elementos constitutivos, imagem conceptual, representações, atributo mensurável e unidade de medida). Pretendemos assinalar a complexidade da construção de significado na sala de aula de matemática. Destacamos a necessidade de reservar tempo para promover espaços de interação discursiva que permita às crianças expressarem os seus significados pessoais e evoluírem coletivamente para significados próximos dos estabelecidos
pela comunidade matemática de referência, ainda que em detrimento da quantidade dos conteúdos matemáticos a ensinar.
Palavras-chave: ângulo; interpretações; significado pessoal; significado matemático; perspetiva semiótica.


Páginas : 89-114

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados