Login    



2018, vol XXVII, nº2
2º Semestre


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Compondo e desenhando formas tridimensionais: um contributo para a caracterização do raciocínio espacial de crianças de 5 anos - Composing and drawing three-dimensional shapes: a contribute for the characterization of the spatial reasoning of children aged five
Nunes ; Rodrigues

Resumo. Este artigo visa caracterizar o raciocínio espacial de crianças de 5 anos através da análise das suas estratégias na composição e desenho de formas tridimensionais. Começamos por apresentar perspetivas curriculares sobre a área da geometria no Jardim de Infância, focando depois aspetos conceptuais associados ao desenvolvimento do raciocínio espacial, designadamente os envolvidos na composição de formas tridimensionais. O estudo assume uma natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso. Os resultados do estudo sugerem a interação entre múltiplos processos que caracterizam o raciocínio espacial, verificando se a ocorrência de estratégias diversificadas. Revelam que as crianças, na composição das formas tridimensionais, utilizaram estratégias envolvendo a intencionalidade e a antecipação, correspondendo aos níveis compositor de formas e compositor de substituição. A análise das estratégias utilizadas nos desenhos das composições evidencia a capacidade das crianças em percecionarem relações espaciais, ao adotarem uma abordagem parcial em que atendem às
posições relativas dos cubos como partes distintas dos tetracubos.
Palavras-chave: educação pré-escolar; raciocínio espacial; visualização; composição de formas tridimensionais.


Páginas : 63-88

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados