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2018, vol XXVII, nº2
2º Semestre


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Artigos

Desenvolvimento do sentido espacial através do uso de representações múltiplas no contexto da dança tradicional: uma experiência de ensino no 1.º ciclo de escolaridade - Development of spatial sense through the use of multiple representations in the context of traditional dance: one teaching experience in primary school
Canavarro ; Prieto

Resumo. Este estudo desenvolve-se no quadro de um projeto que explorou as conexões entre a Matemática e a Dança, concretizando-se numa experiência de ensino em turma de 3.º ano, e analisa em que medida os alunos desenvolveram o sentido espacial através do uso de representações múltiplas emergentes na resolução de tarefas matemáticas desafiantes, associadas à execução de dança tradicional. Analisam-se dados correspondentes a produções
escritas dos alunos como resposta a três tarefas que exploram um vira. Os alunos usaram representações diversas, associando de forma consistente ideias representadas ativamente, ao dançar, e esquemas elaborados e explicações verbais, evidenciando-se forte presença da representação contextual. Conseguiram esquematizar as formações espaciais e as figuras
dançadas, mas manifestaram dificuldades em representar os movimentos dos dançarinos.
Desenvolveram diversos aspetos do sentido espacial, sendo generalizada a compreensão dos objetos geométricos identificados e das suas propriedades e relações. No entanto, não evidenciaram a mesma facilidade de identificação das simetrias de reflexão e de rotação presentes na dança, embora tenham reconhecido a transformação geométrica rotação.
A localização e a orientação espacial são outras capacidades que evidenciaram, tendo sido notório o desenvolvimento com sentido e propósito, de forma informal e integrada, do seu
sentido espacial, que mobilizou também questões associadas à medida.
Palavras-chave: sentido espacial; representações múltiplas; conexões entre a Matemática e a Dança.


Páginas : 33-62

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