Login    



2018, vol XXVII, nº2
2º Semestre


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Teaching and learning Geometry: early foundations1 - O ensino e a aprendizagem da Geometria: princípios fundamentais
Clements ; Sarama ; Swaminathan ; Trawick ; Weber

Resumo. capacidade das crianças para se envolverem no pensamento geométrico e no raciocínio especial pode apoiar o seu desenvolvimento global matemático e cognitivo.
Contudo, a geometria nem sempre é considerada nos currículos de educação pré-escolar e, mesmo quando incluída, não é explorada de acordo com as recomendações da investigação.
Neste artigo, apresentamos três estudos que analisam o ensino e a aprendizagem da geometria em relação com a investigação matemática e discutimos as suas implicações para o currículo
e para o ensino. No primeiro estudo analisamos os efeitos de um currículo de geometria que sintetiza os elementos cognitivos visuais do programa Agam. O segundo estudo explora o impacto de um currículo de matemática para os primeiros anos, baseado em trajetórias de aprendizagem. O terceiro estudo analisa o discurso matemático do professor e os seus impactos na aquisição pelas crianças de conceitos matemáticos. Concluímos que o currículo de geometria para as crianças é mais eficaz quando considera um vasto conjunto de tarefas, baseado em trajetórias de aprendizagem, incluindo exemplos variados e contraexemplos, favorece a cognição visual progredindo para o pensamento analítico, e integra um discurso matemático rico e diversificado.
Palavras-chave: geometria; educação de infância; cognição visual; discurso matemático; trajetórias de aprendizagem; raciocínio espacial.


Páginas : 7-31

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados