Login    



2017, vol XXVI, nº2
2º Semestre


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Using lesson study in mathematics to develop primary school teachers’ practices: a case study Utilizando o estudo de aula em matemática para desenvolver as práticas dos professores do 1.º ciclo: um estudo de caso
Valérie Batteau

Resumo. Este trabalho apresenta um estudo das práticas do professor da escola primária em Matemática no contexto de uma atividade de desenvolvimento profissional, o estudo de aula, em Lausanne (Suíça). O estudo aborda a seguinte questão: que práticas vão
mudar e que resistência nas práticas será observada quando professores primários se envolvem em estudos de aula como uma forma de desenvolvimento profissional? As práticas são analisadas a partir de um quadro teórico com uma dupla abordagem didática e ergonómica e o método qualitativo utilizado é um estudo de caso de uma professora particular. Este estudo destaca a evolução das práticas da professora sobre a escolha de atividades matemáticas e as interações entre a professora e os alunos. O estudo destaca alguns limites ligados à dificuldade para reinvestir e transferir ações profissionais e conhecimento didático e matemático trabalhado durante o processo de estudo de aula.
Palavras-chave: práticas do professor; estudo de aula; desenvolvimento profissional.


Páginas : 127-157

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados