Login    



2017, vol XXVI, nº2
2º Semestre


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Analyzing teacher learning in lesson study: mathematical knowledge for teaching and levels of teacher activity Analisando a aprendizagem do professor num estudo de aula: conhecimento matemático para ensinar e níveis de atividade do professor
Aoibhinn Ni Shuilleabhain; Stéphane Clivaz

Resumo. No presente artigo analisamos e detalhamos o conhecimento incorporado por professores de Matemática na sua participação num estudo de aula. Utilizando um quadro teórico alargado de conhecimento do professor de Matemática, combinando as estruturas cognitivas do Conhecimento Matemático para Ensinar e Níveis de Atividade do Professor, detalhamos o conhecimento articulado em conversas ocorridas entre os professores no estudo de aula colaborativo. Este quadro teórico é apresentado como uma ferramenta teórica para detalhar a incorporação do conhecimento dos professores de Matemática no planeamento, condução e reflexão sobre as aulas de investigação de estudos de aula. Usando dados gerados em dois estudos de caso, um da República da Irlanda (nível pós-primário) e outro da Suíça (nível primário), examinamos o conhecimento articulado por professores de Matemática no seu planeamento e reflexão sobre uma aula de investigação. Detalhamos este conhecimento usando excertos qualitativos e fazemos uma análise quantitativa das categorias de conhecimento incorporadas pelos professores em cada fase do ciclo de um estudo de aula. A nossa análise fornece evidências de que, na sua participação no estudo de aula, os professores baseiam-se e incorporam todos os elementos
de seu conhecimento matemático para ensinar em todos os níveis de atividade de professor, ao planear e refletir sobre uma aula de investigação.
Palavras-chave: colaboração docente; estudo de aula; desenvolvimento profissional; conhecimento matemático para ensinar; educação matemática.


Páginas : 99-125

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados