Login    



2017, vol XXVI, nº2
2º Semestre


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Improving mathematics teaching and developing teachers through Parallel Lesson Study Promover o ensino da matemática e o desenvolvimento profissional do professor através do estudo de aula paralelo
Rongjin Huang; Xue Han

Resumo. Para entender o elevado desempenho dos estudantes chineses em avaliações matemáticas internacionais, os investigadores têm explorado o desenvolvimento profissional dos professores chineses e têm argumentado que envolver-se em atividades de
investigação relacionadas com o ensino, incluindo a realização de estudos de aula chineses, tem desempenhado um papel fundamental na melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática. Nos últimos anos, um modelo enriquecido de estudo de aula chinês, o estudo de aula paralelo (PLS), foi implementado em todo o país para apoiar um novo currículo de matemática. O estudo de aula paralelo segue o mesmo ciclo do estudo de aula regular envolvendo pelo menos dois grupos de estudo de aula independentes (incluindo professores e especialistas em matemática) que desenvolvem simultaneamente
aulas de investigação no mesmo tópico de matemática. Este capítulo sintetiza as principais conclusões de dois estudos de aula paralelos para descrever e discutir como este processo contribuiu para a melhoria do ensino, promotora da aprendizagem do aluno, bem como da aprendizagem do professor. O estudo de aula paralelo realizado a nível do distrito escolar centrou-se no desenvolvimento raciocínio algébrico em alunos do 7.º ano
enquanto o estudo de aula paralelo realizado a nível da escola explorou lições baseadas numa trajetória de aprendizagem na divisão com frações no 6.º ano.
Palavras-chave: Estudo de aula; estudo de aula chinês; prática nuclear; prática deliberada; matemática elementar.


Páginas : 5-18

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados