Login    



2017, vol XXVI, nº1
1º Semestre


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Análise de vídeos de aula na promoção de reflexões sobre o ensino exploratório de Estatística em uma comunidade de professores
Everton José Goldoni Estevam; Hélia Oliveira; Márcia Cristina de C. Trindade Cyrino

Resumo. Este estudo tem por objetivo compreender a natureza das reflexões que se salientam no empreendimento conjunto Análise de Vídeos de uma Aula de Estatística (AVAE), relacionadas ao ensino exploratório, em uma Comunidade de Prática de professores de Matemática. A aula analisada foi realizada com uma turma de nono ano do Ensino Fundamental, no Brasil, abordando as medidas de tendência central. A partir de uma análise qualitativa de cunho interpretativo das transcrições de audiogravações das interações dos professores no curso do AVAE, os resultados evidenciam reflexões descritivas, deliberadas e críticas, com diferentes níveis de incidência, em uma relação hierárquica e inter-relacionada, sobre características, ações e interações inerentes ao ensino exploratório de Estatística.
Concluímos que o empreendimento conjunto, centrado na análise de vídeos de uma aula e com ações intencionais e planejadas do formador, possibilitou aos participantes compreender, contextualizar e justificar práticas de ensino complexas, ao mesmo tempo que favoreceu a admissão da sua própria prática como referência reflexiva, perspectivando, assim, condições para mudanças.
Palavras-Chave:
formação de professores; desenvolvimento profissional; vídeo; educação estatística; ensino exploratório.


Páginas : 145-169

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados