Login    



2017, vol XXVI, nº1
1º Semestre


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

As aprendizagens geradas num grupo colaborativo de professores durante um estudo sobre modelagem matemática na Educação Estatística
Celi Espasandin Lopes; Luzinete de Oliveira Mendonça

Resumo. Neste artigo tem-se como objetivo refletir sobre as oportunidades de aprendizagem docente geradas em um ambiente de trabalho colaborativo, ao discutir sobre modelagem matemática e Educação Estatística.
Considera-se a modelagem matemática como uma perspectiva pedagógica e busca-se responder à questão: como as ações vivenciadas em um processo de formação sobre a modelagem matemática e a Educação Estatística favorecem a aprendizagem docente? Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual se tomou para análise e reflexão o envolvimento de alguns professores na vivência de algumas ações referentes ao uso da modelagem matemática para integração da Educação Estatística na Educação Básica.
Os resultados reafirmam a potencialidade das ações propostas na literatura para proporcionar condições para a aprendizagem docente, quando o processo de formação é orientado pelos interesses dos docentes. Evidencia-se, no entanto, a relevância de um espaço de formação com característica colaborativa para que eles se envolvam de fato no processo.
Palavras-chave:
Educação Estatística, modelagem matemática, formação de professores, grupo colaborativo, aprendizagem docente.


Páginas : 93-117

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados