Login    



2017, vol XXVI, nº1
1º Semestre


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Formação inicial de professores de Matemática: o estágio supervisionado como espaço de organização da atividade pedagógica
Maria Marta da Silva; Wellington Lima Cedro

Resumo. O objetivo deste artigo é compreender a organização da atividade pedagógica de futuros professores de Matemática. Maior atenção será dada à forma como estes estruturaram o conhecimento matemático e o didático. Para alcance de tal propósito foram investigadas ações de dez professores em formação, matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, do quarto ano de Licenciatura em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior brasileira. Desenvolveu-se, durante o Estágio Supervisionado, um estudo em que foi analisado o planejamento como organizador da atividade pedagógica do professor de Matemática e concomitantemente realizamos um experimento formativo onde criamos condições de análise do processo de formação docente em questão. A fundamentação teórica se deu em pressupostos da teoria histórico-cultural. Os resultados evidenciaram que os professores organizaram suas atividades pedagógicas, com vistas a possibilitar uma melhora no aprendizado da Matemática pelos alunos da escola-campo de estágio. Essa outra disposição da atividade pedagógica se fundou na interligação dos conhecimentos docentes necessários para o exercício dessa particular atividade que é o ensino.
Palavras-chave:
formação de professores de Matemática; estágio supervisionado; atividade pedagógica; educação básica.


Páginas : 51-70

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados