Login    



2017, vol XXVI, nº1
1º Semestre


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Ethnomathematics: self-reported mathematical experiences and use of embedded mathematics by college students in a costuming and design program Etnomatemática: as experiências relatadas e a matemática usada por estudantes universitários num curso de vestuário e design
Lori A. Cargile; Regina Truhart; Shelly Sheats Harknes

Resumo. Os professores precisam ajudar os alunos a ver conexões entre a matemática que vivenciam na escola, a matemática usada pelos matemáticos e a matemática do mundo real.
Para isso precisamos entender a matemática presente [embedded, no original] nas atividades cotidianas dos alunos – as suas práticas etnomatemáticas. Investigámos a matemática usada pelos estudantes matriculados no curso de vestuário e design para produções teatrais do College Conservatory of Music (CCM), numa grande universidade urbana dos Estados Unidos.
As entrevistas foram áudio-gravadas, transcritas e analisadas para responder às seguintes questões de investigação: Quais as experiências que os estudantes de vestuário e design (no CCM) tiveram com a matemática ao longo do seu percurso escolar, do jardim-de-infância ao final do ensino secundário? Como usam os estudantes a matemática no processo de projetar e criar trajes para produções teatrais? Os resultados sugerem que as experiências matemáticas dos alunos no seu percurso escolar foram singulares. Ao projetar e criar roupas, os alunos descreveram o uso de conteúdos de matemática, tais como medição e proporções, mas raramente sugeriram o uso de processos matemáticos, como comunicação, resolução de problemas e raciocínio. Através do uso de entrevistas, os professores podem aprender sobre as práticas etnomatemáticas extraescolares dos alunos e, então, criar aulas com contextos significativos.
Palavras-chave:
etnomatemática;embedded mathematics;conhecimento fundacional; vestuário e design.


Páginas : 5-24

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados