Login    



2016, vol XXV, nº2
2.ºsemestre


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Caracterização longitudinal do desempenho dos alunos internos portugueses em exames do final do ensino secundário (2006-2011)
Ilídio José Pereira Paias Gaspar

Resumo. Este artigo incide sobre o desempenho dos alunos internos do ensino secundário português de 2006 a 2011 em exames nacionais. A análise foi alicerçada na diferenciação desse desempenho por
subsistema (público e privado), por tipo de curso e por regiões. Estudaram-se ainda os resultados na disciplina de Matemática A. Recolheram-se registos dos exames de todos os alunos internos que nos seis anos em análise efetuaram exames nacionais do 11.º e 12.º ano. Foi constituída uma base dados contendo todas as informações relevantes de cada um dos registos. A metodologia de investigação utilizada é de natureza quantitativa com cariz longitudinal, integrando as variáveis relativas às classificações internas e externas. Todas as técnicas aplicadas na análise visaram a obtenção de respostas fiáveis e que possam ser validadas. Conclui-se que, independentemente da especificidade de cada uma das dimensões consideradas, os alunos apresentam melhores desempenhos nas avaliações internas do que nas externas. Ao longo dos seis anos existiu estabilidade nas classificações por disciplina e por região, embora sejam diferentes entre si. Constatou-se que o distrito dos alunos influencia o seu desempenho. Constatou-se ainda uma variabilidade dos exames de Matemática A superior à das classificações internas na disciplina.


Páginas : 109-137

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados