Login    



2016, vol XXV, nº2
2.ºsemestre


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Design-Research-Based Curriculum Innovation
Koeno Gravemeijer

Resumo. Neste artigo é apresentada a inovação curricular baseada em design como uma alternativa para uma abordagem RDD que esteve em voga nos anos 1960s e 1970s (e que parecem ter ressurgido na forma de inovação curricular baseada em evidência). São discutidas limitações do modelo RDD e é oferecida como alternativa o design research. É notado que, em geral, design research em educação matemática envolve uma orientação construtivista. Isto complica as coisas, porque requer uma cultura específica de sala de aula e uma compreensão profunda de como a matemática que tem de ser aprendida pode ser construída pelos alunos. Como RME como uma teoria de ensino de domínio-específico que oferece heurísticas em como desenhar o ensino que visa apoiar os alunos na sua construção da matemática, questões de profissionalização dos professores e de apoio ao professor são discutidas.

Páginas : 7-23

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados