Login    



2016, vol XXV, nº1
1º Semestre


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Números temáticos da Quadrante

Quadrante Número Temático 2017 — Chamada de artigos
João Pedro da Ponte; Toshiakira Fujii

Resumo. A Quadrante, Revista Teórica e de Investigação dedica o seu número temático de 2017 ao tema Estudos de Aula em Matemática, um processo de trabalho crescentemente usado em Didática da Matemática que combina facetas de desenvolvimento profissional do professor, investigação sobre o ensino e a aprendizagem, desenvolvimento curricular, design de tarefas, e mudança sistémica. Trata-se de um modo de trabalho originário do Japão que, desde o final dos anos de 1990, tem vindo a divulgar-se por todo o mundo.

Um dos aspetos mais interessantes dos estudos de aula é o facto de estes seguirem a lógica de um processo investigativo centrado na prática profissional dos professores participantes que assumem o papel de protagonistas principais. Assim, um estudo de aula inicia-se com a definição de um problema de aprendizagem a investigar, passa pela recolha de informação que possa assistir ao desenho de uma solução a ser concretizada através de uma aula de investigação, que é observada por todos os participantes e conduz por fim a uma avaliação de resultados e a uma maior compreensão do problema estudado. Este processo pode decorrer em ciclos sucessivos de estudos de aula, com o estabelecimento de conhecimento partilhado para melhorar o ensino e a aprendizagem da Matemática.

Neste contexto, a Quadrante dedica o seu número temático de 2017 ao tópico Estudos de Aula em Matemática, a publicar no 2.º semestre. Os artigos a publicar podem incluir trabalhos de natureza empírica, descrevendo estudos de aula realizados em diversos contextos e níveis de ensino, bem como ensaios, trabalhos de revisão e outros trabalhos de natureza teórica que abordem a dinâmica do funcionamento dos estudos de aula e o seu impacto sistémico.

Assim, vimos convidá-lo(a) a participar neste número da revista, enviando um artigo (até, no máximo, 10 000 palavras) seguindo as normas de publicação na revista (ver a secção “Como publicar” em ../portal/quadrante.php). A sua contribuição, que pode ser escrita em português, inglês, francês ou espanhol, deve ser enviada até ao dia 31 de dezembro de 2016 para os seguintes contactos:
— Revista Quadrante, quadrante@apm.pt
— João Pedro da Ponte (Editor convidado), jpponte@ie.ulisboa.pt .


Páginas : 133-134

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados