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2016, vol XXV, nº1
1º Semestre


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Artigos

Do ensino através da resolução de problemas abertos às investigações matemáticas: possibilidades para a aprendizagem
Gilberto Vieira; Norma Allevato

Resumo. Considerando-se o atual cenário de complexidade em que o contexto escolar está inserido e as demandas por um ensino de Matemática que permita aos alunos efetivamente compreenderem a Matemática que estudam, o presente artigo apresenta como alternativa uma perspetiva atual do trabalho com resolução de problemas nas aulas de Matemática. Nessa perspetiva, valorizam-se as investigações matemáticas decorrentes da proposição de problemas abertos. Com o objetivo de discutir as investigações realizadas pelos alunos a partir de problemas abertos e suas possibilidades para o ensino de Matemática são apresentados dados de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa realizada com alunos com idades entre 11 e 12 anos de uma escola pública brasileira. Os dados apresentados permitem concluir que o caráter aberto do problema proposto e a investigação que se sucedeu desempenharam um papel preponderante na emergência de diversas estratégias de resolução pelos alunos, respeitando os diferentes estilos de aprendizagem e possibilitando diferentes abordagens para um mesmo conteúdo matemático.

Abstract. Considering the present complex scenario where the school context is inserted and the need for Mathematics teaching that will enable students to understand Mathematics effectively, the present article shows a present perspective of working on problem solving in Mathematics classes. In such perspective, the mathematical investigations from the proposition of open problems are valued. With the objective of discussing the investigations carried out by students from open problems and their possibilities for Mathematics teaching, data from a qualitative approach field research conducted with 11 and 12 year old students from a Brazilian public school are presented. Such data lead to the conclusion that the open character of the proposed problem and the further investigation played a very important role in the emergency of several strategies of solution by the students, respecting the different kinds of learning and favoring different approaches for the same mathematical content.


Páginas : 113-132

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