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2016, vol XXV, nº1
1º Semestre


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Artigos

Tratamento da Informação na Provinha Brasil: desempenho de crianças em início de escolarização
João Alberto da Silva; Rute Elizabete de Souza Rosa Borba

Resumo. O Tratamento da Informação é um bloco previsto nos referenciais curriculares brasileiros para abarcar conteúdos relativos à Estatística. A Provinha Brasil de Matemática é um instrumento de avaliação externa utilizado no 2.º ano do Ensino Fundamental que propõe-se fomentar os modos de avaliar e compreender as aprendizagens em Matemática. Neste estudo, temos por objetivo investigar a constituição dos itens referentes ao Tratamento da Informação da Provinha Brasil e os modos de compreensão das crianças frente às questões do teste. Optamos por uma abordagem descritiva na qual analisamos as questões e aplicamos cada item para um grupo de 40 crianças com idades por volta dos 8 anos e frequentando o 3.º ano do Ensino Fundamental, a fim de investigar seus desempenhos. Os resultados indicam que a forma de apresentação, a grandeza dos valores e os contextos têm repercussão no sucesso dos participantes. Suposições habituais, tais como uma maior facilidade com o uso de imagens ou de que o emprego de contextos dito familiares potencializam o raciocínio, não se confirmam para esse campo da avaliação externa. Entendemos que a repercussão dessa investigação indica que a avaliação de gráficos e tabelas possa ser incrementada com o emprego de situações variadas e não tão usuais, o que pode produzir maior foco nos dados e enunciados dos problemas, contribuindo para o crescimento das habilidades relacionadas.

Abstract. Data handling is a block provided for in Brazilian curriculum to encompass contents relating to Statistics. The Provinha Brasil de Matemática (Brazil Mathematics Test) is an instrument of external assessment used in the 2nd year of schooling that seeks to promote ways of evaluating and understanding learning in Mathematics. In this study, we aimed to investigate the creation of the items pertaining to Data Handling of the Provinha Brasil de Matemática and ways children understand the test questions. We chose a descriptive approach in which we performed the analysis of the questions and applied each item to a group of 40 children aged around 8 years and attending the 3rd year of Primary School, in order to investigate their performance. The results indicate that the form of presentation, the numerical values and the contexts have direct impact on the success of the participants. Usual assumptions, such as a greater ease with the use of images or that the use of said familiar contexts will facilitate reasoning were not confirmed in this study. We believe that the impact of this research indicates that evaluation of graphs and tables can be augmented with the use of varied situations and not so usual ones, which can produce greater focus on data and problem formulations, contributing to the growth of related skills.


Páginas : 59-82

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