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2015, vol XXIV, nº2
2º semestre


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Artigos

A formulação de problemas verbais de matemática: porquê e como
Henrique Manuel Guimarães; Maria Alice Veiga Ferreira de Souza

Resumo. A resolução de problemas é uma actividade inerente à disciplina de Matemática e que requer, muitas vezes, a compreensão de textos para a sua realização. Particularmente, o texto de um problema merece atenção e prudência de seus formuladores por ser a fonte de informações para a resolução e por gerar representações mentais que podem favorecer ou constranger o processo de resolução, dependendo de como seja proposto. O objetivo aqui é o de analisar diferentes problemas verbais de Matemática, discutir alguns impactos que diversas formulações desses problemas podem causar sobre o desempenho dos resolvedores na sua resolução e justificar esses impactos com explicações das áreas da Educação Matemática, Psicologia Cognitiva, Linguística e Neuropsicologia. Trata-se, portanto, de uma investigação que levanta, analisa e discute aspetos teóricos desse conhecimento captados de publicações científicas, e que incorpora, nessa análise e discussão, a experiência dos próprios autores.

Abstract. Problem solving is an activity inherent in the discipline of Mathematics and often requires the understanding of texts for their solution. In particular, the text of a problem deserves attention and prudence of its makers to be the source of information for the resolution and for generating mental representations which can facilitate or constrain the resolution process, depending on how it is proposed. The goal here is to analyse different verbal problems of Mathematics, discuss some impacts that the various formulations of these problems can have on the performance of solvers in solving them and justify these impacts with explanations of areas of Mathematics Education, Cognitive Psychology, Linguistics and Neuropsychology. It is, therefore, an investigation that raises, analyzes and discusses theoretical aspects of that knowledge obtained from scientific publications, and incorporating in this analysis and discussion, the experience of the authors.


Páginas : 135-162

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