Login    



2015, vol XXIV, nº2
2º semestre


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Ensinar matemática com resolução de problemas
Ana Barbosa; Isabel Vale; Teresa Pimentel

Resumo. Neste artigo pretende-se destacar o poder e a importância da resolução de problemas no ensino da matemática, realçando o potencial das (re)soluções visuais, sobretudo pela simplicidade e criatividade que estas propostas podem apresentar. Neste sentido começa-se por apresentar uma visão global do que tem sido a abordagem em resolução de problemas, quer a nível da investigação realizada, quer a nível do currículo. De seguida são revistados vários aspetos associados à resolução de problemas, confrontando a perspetiva de diferentes autores, tendo por base trabalhos realizados no âmbito desta temática. Posteriormente, e face a essa discussão, apresentam-se alguns contributos, ilustrados com exemplos, emergentes da abordagem da resolução de problemas no ensino e na formação de professores, que realçam a importância da estratégia complementar procurar ver, e as ligações da resolução de problemas com a criatividade.

Abstract. This paper aims to emphasize the power and importance of problem solving in mathematics education, enhancing the potential of visual (re)solutions, especially because of the simplicity and creativity that these proposals may present. In this sense we begin by presenting an overview of the approach on problem solving, both in terms of research and at the curriculum level. Then several aspects associated with problem solving are revisited confronting the perspective of different authors, based on work carried out on this theme. Subsequently, and as a result of this discussion, we present some contributions, illustrated with examples, emerging from the approach to problem solving in teaching and teacher training, that highlight the importance of the complementary strategy seeing, and the links of problem solving with creativity.


Páginas : 39-60

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados