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2015, vol XXIV, nº1
1º semestre


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Artigos

O trabalho de projeto em Matemática: questionando a realidade num 3.º ano de escolaridade
Joana Conceição; Margarida Rodrigues

Resumo. O presente artigo foca-se na análise da relação do trabalho de projeto com o uso social da Matemática. Apresenta parte de um estudo, enquadrado na perspetiva teórica da educação matemática crítica, que teve como objetivo compreender a natureza do trabalho de projeto, bem como os pressupostos que lhe subjazem, e analisar as capacidades matemáticas e competências democráticas que são desenvolvidas ao trabalhar de uma forma integrada. Nesta investigação, adotámos uma metodologia de natureza qualitativa, tendo-se privilegiado a observação participante como técnica de recolha de dados. Discutimos a forma como um grupo de quatro alunas do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico foi desenvolvendo o sentido de materacia, ao longo das aulas em que concretizou um projeto para aferir qual seria a empresa fornecedora de energia elétrica com o tarifário mais económico. Os resultados sugerem o desenvolvimento, nas alunas, de uma competência crítica na compreensão do uso social da matemática, potenciado pela dinâmica do trabalho de projeto, uma vez que o saber em uso foi emergindo em estreita ligação com o contexto sociopolítico das alunas. Esta competência parece decorrer, sobretudo, da forma como o conhecimento matemático foi mobilizado no questionamento da realidade, em exercício de cidadania.

Abstract. The present article is focused on the analysis of the relation between project work and the social use of Mathematics. It presents a part of a study framed on the critical perspective of Mathematics Education, which aimed to contribute to a further understanding about the nature of project work, its assumptions and to analyze the mathematical skills and democratic competences that are improved while working in an integrated way. In this research we adopted a qualitative methodology in which was privileged the data collection technique of participant observation. We discuss how a group of four students of the 3rd grade has developed their mathemacy sense, during lessons in which they have made a project to find out which power supplier company would be more economical. The results suggest a development of a critical competence on the students in the understanding of the social use of Mathematics, powered by the project work as the knowledge in use has emerged in close connection with the sociopolitical context of the students. This competency appears to come, mostly, from the mathematics knowledge that was mobilized through the reality questioning, while exercising their citizenship.


Páginas : 129-152

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