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2014, vol XXIII, nº2
2º semestre


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Artigos

Literacia, Raciocínio e Pensamento Estatístico com Robots
Elsa Fernandes; Paula Cristina Lopes

Resumo. Neste artigo relatamos parte de um estudo mais lato cujo objetivo é compreender de que forma o uso de tecnologias, nomeadamente robots, contribui para que os alunos desenvolvam literacia, pensamento e raciocínio estatístico e a sua capacidade de resolução de problemas, produzindo significado e incrementando a aprendizagem. Assumimos como fenómeno em estudo a aprendizagem da Estatística, tendo por base o desenvolvimento da literacia, do raciocínio e do pensamento estatístico. Nesta investigação de natureza qualitativa, a observação participante foi uma estratégia central na recolha dos dados, possibilitando um contacto estreito e pessoal com os alunos. Discutimos e analisamos como é que a aprendizagem ocorreu nas aulas de matemática em que alunos de 8.º ano, de uma escola básica do Funchal, juntamente com a professora e a investigadora participante na recolha dos dados, organizaram e realizaram corridas com robots. Foi importante prover um contexto relevante, a corrida com robots, para promover nos alunos conhecimento e consciência sobre os dados estatísticos a tratar. Assim, reconheceram o contexto em que estes foram recolhidos e a finalidade do seu uso. Foram capazes de raciocinar com as ideias e com os conceitos estatísticos, dando sentido às informações estatísticas.

Abstract. In this paper we report part of a broader study which purpose is to understand how the use of technology, especially robots, contributes to students’ development of statistical literacy, reasoning and thinking and to their ability to solve problems, producing meaning and enhancing learning. Learning of statistics is the phenomenon under study. In this investigation, with a qualitative nature, participant observation was a central strategy in data collection process and enabled a close and personal contact with students. it was given particular relevance to the process and not to the product of the developed activities. Thus, we will discuss and analyze how learning occurred in math classes where 8th grade students, of a middle school in Funchal, their math teacher and researcher involved in the data collection process, have organized and have realized robot races. To provide a relevant context — The robots race — was important to promote knowledge and awareness, among students, about the statistical data. Thus, students have recognized the context in which data were collected and the purpose of its use. They were able to reason with ideas and statistical concepts, giving meaning to statistical information.


Páginas : 69-94

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