Login    



2014, vol XXIII, nº2
2º semestre


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Conocimiento de futuros profesores sobre espacio muestral
Juan Jesús Ortiz; Nordin Mohamend

Resumo. O objetivo deste trabalho é avaliar alguns componentes do conhecimento para o ensino de conceitos probabilísticos elementares de futuros professores do Ensino Primário, envolvidos numa tarefa na qual deveriam identificar o acontecimento certo numa experiência aleatória. Para avaliar o conhecimento comum do conteúdo analisaram-se as soluções apresentadas por 283 futuros professores do ensino primário espanhol a um problema aberto. Além disso, a partir do trabalho dos participantes em pequenos grupos inferiram-se duas componentes do conhecimento didáctico: (a) o conhecimento especializado do conteúdo, obtido da análise dos conteúdos matemáticos da tarefa; e (b) o conhecimento do conteúdo e dos estudantes, inferido da classificação de um grupo de respostas, dadas por alunos do Ensino Primário à tarefa, em corretas e incorretas. Os resultados sugerem a necessidade de reforçar a formação dos futuros professores tanto no que respeita ao conhecimento matemático como ao conhecimento pedagógico do conteúdo.

Abstract. The aim of this paper is to assess some components in the probabilistic knowledge for teaching of pre-service primary school teachers. These teachers were given a task in which they must identify the certain event in a random experiment. Common knowledge of content is assessed through the responses given by 283 spanish pre-service primary school teachers to an open-problem. In addition, two components of didactic knowledge are inferred trough the participants analyses, when working in small groups: (a) specialized knowledge of content is assessed from their analyses of the tasks’ mathematical content; and (b) knowledge of content and students is assessed from their assessment of responses provided by primary school students. Results suggest the need to reinforce the training of pre-service teachers both in the mathematical and the didactic knowledge.


Páginas : 5-22

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados