Login    



2014, vol XXIII, nº1
1º semestre


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Revisiting understanding in mathematics
Jesús Gallardo Romero; José Luis González Marí; Verónica Aurora Quintanilla Batallanos

Resumo. Durante décadas a compreensão foi considerada como um tema básico de interesse e objeto de investigação em Educação Matemática. Neste artigo de natureza teórica apresentamos um quadro integrador para organizar e interpretar a diversidade de resultados que emergem dos diferentes estudos sobre a compreensão Matemática. A proposta é aplicada numa representação da literatura relevante sobre a temática, nas duas últimas décadas. Com esta perspetiva procuramos fornecer uma referência útil para: (a) o avanço em direção a uma melhor visão de compreensão em Matemática, (b) o estabelecimento de limitações específicas e questões abertas que demarcam os limites da compreensão e interpretação em Matemática, e (c) orientar o seu estudo futuro usando uma base compartilhada de conhecimento consolidado.

Abstract. For decades, understanding has been considered as a basic theme of interest and a research object in Mathematics Education. In this theoretical overview paper we present a integrative framework for organizing the diversity of results that emerge from the different studies on mathematical understanding and its interpretation. The proposal is applied onto a representation of relevant literature that has arise in the area over the last two decades. With this overview we seek to provide an useful reference for: (a) advancing towards a better insight of understanding in mathematics, (b) establishing the specific limitations and open questions that demarcate the boundaries of understanding and interpretation in mathematics, and (c) orienting its future study using a shared base of consolidated knowledge.


Páginas : 63-78

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados