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2014, vol XXIII, nº1
1º semestre


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Artigos

Desempenho em probabilidade condicionada e probabilidade conjunta de futuros professores do ensino básico
Carmen Batanero; J. António Fernandes; María M. Gea; Paulo Ferreira Correia

Resumo. Neste artigo estuda-se o desempenho de 46 alunos do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica de uma universidade portuguesa na resolução de questões que envolvem probabilidade condicionada e probabilidade conjunta. A estes alunos foi aplicado um questionário com quatro itens de probabilidade condicionada e outros quatro de probabilidade conjunta. Em termos de resultados, globalmente, os alunos revelaram pior desempenho nos itens relativos a probabilidade conjunta do que nos de probabilidade condicionada, destacando-se nas respostas corretas o cálculo explícito ou implícito da probabilidade em questão. Nas respostas erradas, na probabilidade condicionada salientou-se o facto de os alunos ignorarem o acontecimento condicionante e a confusão da probabilidade condicionada com a probabilidade conjunta. Na probabilidade conjunta adicionaram probabilidades em vez de as multiplicarem, não combinaram, total ou parcialmente, as probabilidades determinadas de forma explícita ou implícita para obterem a probabilidade pedida, consideraram a probabilidade de apenas uma das ordens possíveis e determinaram o valor de probabilidade de apenas um dos acontecimentos.

Abstract. In this paper we study the performance of prospective elementary school teachers in conditional probability and joint probability. Participants in the study included 46 students in the 3rd year of Bachelor in Elementary Education, who received a questionnaire with four items of conditional probability and four items of joint probability. The global results suggest that participants found more difficulty in joint probability than that in conditional probability, highlighting in the correct answers the explicit or implicit calculation of the probability in question. In the wrong answers related to conditional probability, participants ignored the conditioning event and confused the conditional probability with the joint probability; while in the joint probability they added instead of multiplying probabilities, not combined the probabilities determined explicitly or implicitly to obtain the probability requested, considered the probability of only one possible order and determined the probability value of only one event.


Páginas : 43-62

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