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2014, vol XXIII, nº1
1º semestre


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Artigos

A importância das tarefas de investigação, da resolução de problemas e dos materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem de perímetro, área e volume no 5.º ano de escolaridade
Daniela Filipa Martinho Mascarenhas; Francisco Javier Hinojo Lucena; João Sampaio Maia; Tomás Sola Martinez

Resumo. Neste estudo, averiguamos se determinadas tarefas de investigação e de resolução de problemas, com recurso à manipulação de blocos padrão, pentaminós, geoplano e cubos encaixáveis, melhoravam a aprendizagem das noções de perímetro, área e volume, em alunos do 5.º ano de escolaridade. O estudo seguiu um desenho quasi-experimental. A recolha de dados baseou-se na aplicação de um teste de avaliação de conhecimentos, constituído por itens de provas de aferição, aos alunos do 5.º ano de duas escolas do distrito do Porto, no início e no final do ano letivo de 2009/2010. A amostra dividiu-se em Grupo de Trabalho (GT) e Grupo de Controlo (GC). O GC teve aulas onde o recurso utilizado pelos professores foi essencialmente o manual escolar. O GT foi submetido à aplicação de tarefas envolvendo as atividades acima citadas sobre os conceitos referidos. Verificámos que, no 1.º teste, os resultados dos alunos do GT e do GC são semelhantes e que, no 2.º teste, os do GT são significativamente superiores aos do GC. Concluímos que a mencionada intervenção pedagógica favoreceu a aprendizagem dos conceitos perímetro, área e volume.

Abstract. This study aimed to investigate whether certain research tasks and problems solving, using manipulation of didactic materials, would improve learning of some concepts on Geometry and Measure (perimeter, area, and volume) of 5th grade students. The study followed a quasi-experimental design. Data collection was focused on application of a questionnaire, using national exam questions, to all students of the 5th grade in two basic teaching schools at Porto district, at the beginning and the end of the 2009–2010 school year. The sample was divided into two groups: Working Group (GT) and Control Group (GC). The recommended school manual guided the lessons in the GC and the students of GT were submitted to the tasks explained above. We could verify that, in the 1st test, the results of the students of the GT and GC were similar and, in the 2nd test, the GT’s results were significantly higher. We conclude that the mentioned pedagogic intervention improved pedagogical learning of perimeter, area and volume concepts.


Páginas : 3-28

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