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2013, vol XXII, nº2
2º semestre


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Artigos

Teaching mathematics in disadvantaged contexts: Success as a function of quality resources, quality teaching and quality professional learning
Elizabeth Warren; Jodie Miller

Resumo. Na Austrália, os alunos provenientes de meios socialmente desfavorecidos continuam a revelar um atraso de um ou dois anos relativamente aos colegas oriundos de outros meios no que se refere a testes de numeracia, tanto nacionais como internacionais. Os resultados da investigação indicam claramente que a qualidade dos professores faz a diferença. Este estudo foca-se no impacto de um modelo de aprendizagem profissional, o modelo RoleM (RPL), numa escola, ao longo de três anos. Os professores participantes (n = 12) lecionavam os primeiros três anos de escolaridade (desde a Educação Pré-escolar ao segundo ano; alunos de 4/5 a 8 anos de idade). Para avaliar a eficácia do RPL, os professores foram entrevistados três vezes por ano. Os resultados indicam que um ensino de qualidade se relaciona com a disponibilização de recursos de qualidade e com uma aprendizagem profissional igualmente de qualidade. À medida que os professores evoluem no sentido de manifestarem características de professores peritos, torna-se evidente que eles progridem segundo cinco estádios. Além disso, são precisos pelo menos dois anos para que esta progressão possa ocorrer. A colaboração com especialistas revela-se fundamental para que estes ganhos possam existir.

Abstract. Students from disadvantaged contexts in Australia continue to be 1 to 2 years behind other students in both International and National measures for numeracy. The results of research clearly indicate that quality teachers make a difference. This study focuses on the impact that a model of professional learning, the RoleM Professional Learning model (RPL) had on one school over a three-year period. The participating teachers (n = 12) taught in the first three years of school (Foundation to Year 2, 4.5 – 8 year old). To ascertain the effectiveness of RPL, the teachers were interviewed three times a year. The results indicate that quality teaching is related to the provision of quality resources and quality professional learning. As teachers move towards exhibiting the characteristics of expert teachers they progress through five stages and it takes at least two years for this progression to occur. Fundamental to these gains is the collaboration with experts.


Páginas : 137-162

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