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2013, vol XXII, nº2
2º semestre


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Artigos

High school mathematics teachers` inquiry-oriented approaches to teaching algebra
Olive Chapman

Resumo. Embora existam recomendações para o ensino da Álgebra, numa perspetiva reformista, o que acontece na sala de aula depende do professor. Neste estudo, procurou-se investigar abordagens de ensino exploratório (inquiry-based teaching) da Álgebra de três professores experientes, do ensino secundário, com foco no tópico dos sistemas de equações. O estudo pautou-se por duas questões de investigação: (1) Quais são as características centrais das abordagens de ensino exploratório dos professores? (2) Que aspetos centrais do seu pensamento lhes permitem dar significado às suas abordagens? Os resultados mostram que as abordagens dos professores revelam aspetos comuns, consistentes com a teoria da inquirição, e que as identificam como abordagens de ensino exploratório. No entanto, as diferenças no modo como estes aspetos foram interpretados e emergiram na prática de cada professor, na sala de aula, conduziram à identificação de três perspetivas diferentes das suas abordagens de ensino exploratório, com aspetos centrais específicos de cada uma e que proporcionam diferentes tipos de aprendizagem de conceitos algébricos. Foram identificados quatro aspetos centrais do pensamento dos professores como base da atribuição de significado às suas abordagens de ensino exploratório, os quais se associaram à natureza do conceito algébrico, à tarefa, à inquirição e às interações entre pares. Apesar de terem sido identificadas, no contexto do ensino de sistemas de equações, as características chave das abordagens e do pensamento dos professores, elas podem ser consideradas no ensino exploratório de outros conceitos algébricos ou de conceitos de outros tópicos matemáticos do ensino secundário.

Abstract. Although there are suggested guidelines about teaching algebra from a reform perspective, what happens in the classroom depends on the teacher. This study investigated three experienced high school teachers’ inquiry-oriented approaches to teaching algebra with a focus on teaching systems of equations. It addressed two questions: (1) What are the central features that characterize the teachers’ inquiry-oriented approaches? (2) What are central features in their thinking that allow them to make sense of their approaches? The findings show that the teachers’ approaches had common features consistent with theory of inquiry that classified them as inquiry-oriented. However, the differences in how these features were interpreted and enacted in each teacher’s classroom resulted in three different perspectives of their inquiry approaches with central features specific to each that afforded different types of learning of the algebra concepts. Four central features of the teachers’ thinking associated with the nature of the algebra concept, task, inquiry, and peer interactions were identified as bases of their sensemaking of their inquiry-oriented approaches. Although the key features of the approaches and the teachers’ thinking were identified in the context of teaching systems of equations, they could form a basis for consideration of inquiry teaching of other algebra or high school mathematics concepts.


Páginas : 5-28

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