Login    



2013, vol XXII, nº1
1º semestre


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

As dificuldades dos alunos quando trabalham com tarefas de exploração e investigação
Maria Gorete Pires Branco

Resumo. Neste artigo procura-se compreender que dificuldades manifestam os alunos de uma turma do 10.º ano de escolaridade e como evoluem, na atividade desenvolvida em tarefas de exploração e investigação no âmbito da Geometria.
Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa tendo por base o paradigma descritivo e interpretativo, seguindo a modalidade de estudo de caso. Os participantes foram dois grupos de alunos de uma turma do 10.º ano (com uma média de idade de 15 anos). Os dados foram recolhidos através da observação participante ativa, da análise documental e de entrevistas de grupo.
Os resultados da experiência sugerem que os alunos revelam dificuldades em entender alguns processos inerentes à atividade investigativa. A realização continuada deste tipo de atividade contribui para um melhor entendimento destes processos, sendo a formulação de questões aquele a que os alunos dão menor importância.

Abstract. This article seeks to understand what difficulties are students of a class of 10th year of schooling, and how to evolve, in activity developed in exploration and investigation tasks in geometry.
We opted for a qualitative methodology based on the descriptive and interpretative paradigm, following the case study mode. The participants were two groups of students in a 10th grade class (on average 15 years old). The data was collected through participant observation, documentary analysis and group interviews.
The results of the experiment suggest that students reveal difficulties in understanding some processes inherent in the investigative activity. The continuous accomplishment of this kind of activity contributed for to a better understanding of these processes and the formulation of questions that the students give less importance.


Páginas : 107-132

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados