Login    



2013, vol XXII, nº1
1º semestre


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Estratégias usadas por alunos do 7.º ano de escolaridade na exploração de padrões
Manuel de Sousa Pereira

Resumo. Neste artigo apresentam-se alguns dos principais resultados de um trabalho de investigação que teve por principal propósito descrever e compreender as estratégias de generalização na exploração de padrões, dos alunos de uma turma do 7.º ano de escolaridade. Para tal, o estudo de natureza qualitativa, centrou-se numa intervenção de ensino, e os dados foram obtidos através da observação do trabalho dos alunos e das suas produções escritas.
Em termos de resultados, de entre as várias estratégias de generalização adotadas pelos alunos, salientou-se a prevalência da estratégia Explícita, seguida das estratégias Diferença e Contagem, respetivamente.

Abstract. In this article we present some of the main results of a research work which main aim was both describing and understanding the main strategies of generalization in the exploitation of the students patterns of a seventh grade class. For that, the study of qualitative nature, focused in a teaching intervention and the data were obtained through the observation of the students work, as well as their written productions.
In terms of results, among the different strategies adopted by students, it was really noted, the prevalence of the Explicit strategy, followed by the strategies Difference and Count, respectively.


Páginas : 077-106

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados