Login    



2012, vol XXI, nº1
1º semestre


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Um estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultos
Adriano Vargas Freitas; Armando Traldi Júnior; Gilberto Januario; Katia Cristina Lima Santana; Simone Bueno

Resumo. Este artigo evidencia uma investigação desenvolvida no projeto de pesquisa “O Currículo de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: dos intervenientes à prática em sala de aula”, que visa investigar o currículo de Matemática relacionado à educação de pessoas jovens e adultas, a partir de um estudo de diferentes intervenientes curriculares e do currículo que é desenvolvido no processo educativo dessa modalidade de ensino. Para esta investigação, buscamos fazer um panorama dos estudos realizados sobre a EJA, em Educação Matemática, na perspectiva de um “estado de conhecimento” ou “estado da arte” conforme definido por Romberg (1992). A análise dos dados coletados nos mostrou o desenvolvimento crescente das pesquisas na área da educação de pessoas jovens e adultas, principalmente nas temáticas didática e resolução de problemas, e um número reduzido de estudos a respeito do desenvolvimento curricular de Matemática para essa modalidade de ensino.

Abstract. This article points an investigation developed on a research project entitled “Mathematics Curriculum on Teenagers and Adults’ Education: from curriculum interveners to practice in class”, aimed at investigating mathematics curriculum regarding education of young people and adults, from a study of different curriculum interveners and of the curriculum developed on education process of this learning method. In order to perform this investigation, we tried to prepare a panorama of studies carried out about EJA, in Mathematics Education, in the perspective of a “state of knowledge” or “state of art” as established by Romberg (1992). The analysis from collected data has shown an increasing development of researches in education area, of teenagers and adults, mainly in thematic didactic and problems resolution, and a decreasing number of studies on curriculum development of Mathematics in this teaching modality.


Páginas : 29-54

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados