Login    



2012, vol XXI, nº1
1º semestre


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Reorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade
Alexandra Gomes; Paula Cristina Rebelo

Resumo. Este artigo relata uma investigação efetuada em 2007 numa turma do 6.º ano de escolaridade, de uma escola pública. Nesta investigação procedeu-se à reorganização de parte do currículo de matemática, mais concretamente ao nível da Unidade Temática – Geometria, adotando-se a metodologia de Trabalho de Projeto como a experiência matemática desencadeadora da aprendizagem. Com este estudo, pretendeu-se analisar de que forma uma abordagem diferente da geometria, poderia influenciar os alunos, no que diz respeito ao conhecimento de conceitos e procedimentos matemáticos; à capacidade de comunicação matemática e ao raciocínio.

Abstract. This paper describes an investigation that took place in 2007, in a 6th grade classe of a public school. In the investigation there was a reorganization of part of the mathematical curriculum, more precisely of a thematic unit – Geometry, adopting a Project Based Learning methodology as the mathematical experience that triggers learning. The purpose of this study is to examine in wich way this approach influences the students in: their conceptual and procedural knowledge; their ability in mathematical communication and in their thinking processes.


Páginas : 3-28

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados