Login    



2011, vol XX, nº1
1º Semestre


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Les questions de développement curriculaire à travers un exemple: l`enseignement de l`analyse en France au lycée depuis le début du XXème siècle
Michèle Artigue

Resumo. A evolução do currículo obedece a dinâmicas complexas. Estas dinâmicas são moldadas por condições e constrangimentos que se situam em níveis muito diferentes e que envolvem uma diversidade de actores. Neste artigo, abordamos esta complexidade a partir de um exemplo, o exemplo do ensino da Análise desde o início do século vinte, utilizando como quadro teórico a teoria antropológica da didáctica (TAD) desenvolvida por Chevallard. Começamos por introduzir os principais elementos da TAD a que vamos recorrer: a noção de praxeologia e a hierarquia dos níveis de co-determinação, em seguida descrevemos a evolução curricular no ensino da Análise em França, distinguindo sete períodos desde a reforma de 1902. No decurso da análise, procuramos identificar características dessas dinâmicas e fenómenos didácticos associados que transcendem este caso particular.

Páginas : 7-29

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados