Login    



2010, vol XIX, nº2
2º semestre


A versão integral deste texto só está disponível on-line para os sócios da APM com as quotas actualizadas. Se é sócio faça o seu login.


Artigos

Análise histórica das práticas e discursos escritos sobre o ensino de Geometria e o uso de materiais didáticos
Cristiani Maria Kusma Rocco

Resumo. Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa que analisou os discursos escritos e as práticas referentes ao ensino de Geometria e o uso de materiais didáticos, nas décadas de 60 e 70. Levando em consideração as orientações curriculares e metodológicas provenientes do Movimento da Matemática Moderna, analisamos o discurso escrito de quatro documentos normativos do Estado de Santa Catarina, Brasil, e entrevistámos sete professores a fim de compreender a prática de ensino de geometria. A análise dos documentos revela que Santa Catarina incorporou as ideias do movimento de reforma, recomendando o uso de diversos materiais para ensinar geometria no nível secundário. Apesar disso, observou-se que tanto as diretrizes para o ensino moderno de geometria como os materiais educativos recomendados só foram aplicados na prática em uma escala limitada. A Geometria continuou sendo ensinada de forma abstrata e formal, sendo rara a presença de materiais didáticos.

Páginas : 59-80

<< Voltar ao Indíce





© Copyright 2007 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados