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2010, vol XIX, nº2
2º semestre


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Artigos

Desenvolvimento do sentido de número no ensino básico: um estudo no 7.º ano de escolaridade
Ana Paula Lopes; António Borralho

Resumo. Os números e a informação quantitativa surgem nos mais variados aspectos da vida de um cidadão
e o exercício da cidadania exige do indivíduo conhecimento e destreza com os números. Esta realidade
faz com que à Matemática escolar se coloquem novos desafios no âmbito do ensino aprendizagem
dos números e operações nomeadamente o desenvolvimento do sentido de número dos alunos.
O objectivo do estudo que apresentamos neste artigo foi recolher evidências sobre o sentido de número
de alunos do 3ºciclo, mais concretamente sobre o sentido de número racional dos alunos do 7º
ano de escolaridade. Trata-se de uma investigação que procurou ter em conta a vasta e complexa rede
de competências que caracterizam o sentido de número mas também os subconstructos que definem os
números racionais.
O estudo mostrou que os alunos atribuem pouco significado aos números, às operações e aos contextos
manifestando dificuldade quer na interpretação das situações quer na definição de estratégias
apropriadas. Revelaram pouca compreensão dos números racionais escritos com recurso a outras formas
de representação para além da fracção e da forma decimal e a maioria dos alunos evidenciou poucas
competências de comparação e ordenação de números racionais.


Páginas : 5-36

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