HomeLoja Virtual
Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.
 A Associação
 Publicações
 Actividades
 Recursos
 Outros
 Eleições 2017

Home > A Associação > Núcleos Regionais > Núcleo de Viseu > Eventos > Sessões ao Fim da Tarde

Sessões ao Fim da Tarde

Sessões ao Fim da Tarde
Tipo de eventoConferência
CaracterísticaRegional
TítuloSessões ao Fim da Tarde
OrganizaçãoNúcleo de Viseu
LocalSede do Núcleo de Viseu
Data de Inicio2007-10-31
Data de Fim2008-05-14
Link../nucleos/viseu/

Programa

31/10/2007

Jogos Matemáticos

Dinamizadores: João Almiro, Margarida Abreu e Ricardo Poças

(EB2,3 de Tondela / Secundária de Tondela / Básica Integrada de Oliveira de Frades)

Uma das experiências de aprendizagem indicadas como fundamental no ensino da Matemática refere-se à exploração de jogos matemáticos. Este ano, mais uma vez, vão realizar-se vários campeonatos: Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, bem como o Campeonato Nacional de SuperTmatik, pelo que nesta sessão vamos explorar/aprender a jogar entre outros: Ouri, Semáforo, Amazonas, Pontos e Quadrados, Hex e Rastros, tal como o SuperTmatik.

 

28/11/2007

Software Livre para Matemática – GeoGebra

Dinamizadores: José Miguel Sousa e Jorge Cabral

(Secundária Felismina Alcântara de Mangualde/Centro de Formação Penalva Azurara)

                No ano lectivo transacto o Ministério da Educação distribuiu o CD "Software Livre na Escola" que contém software utilizado por milhões de pessoas em todo o mundo. Existem cada vez mais aplicações de utilização gratuita que podem ser usadas no ensino/aprendizagem da Matemática. Por exemplo, o GeoGebra é um software de matemática que combina geometria dinâmica, álgebra e cálculo. Nesta sessão pretende-se fazer uma pequena demonstração de alguns pacotes de software livre, com especial ênfase para o GeoGebra. Na sede da APM temos alguns computadores, mas não serão suficientes para todos os interessados, pelo que será conveniente que os colegas que tenham computador portátil o tragam, de forma a dar a possibilidade a todos os presentes de “praticar”.

 

09/01/2007

Materiais Manipuláveis para a Aula de Matemática

Dinamizadores: Cristina Loureiro, Fernanda Tavares e Ana Felgar

(EB2,3 de Castro Daire / EB2,3 Dr. Fortunato de Almeida – Nelas)

                A compreensão de muitos conceitos matemáticos pode ser bastante facilitada e tornada mais significativa quando damos aos alunos a possibilidade de realizarem  experiências de aprendizagem utilizando materiais manipuláveis. Nesta sessão serão apresentadas algumas tarefas, que apelam à utilização de alguns materiais manipuláveis e que poderão ser adaptadas por cada professor, de acordo com as características dos seus alunos.

 

30/01/2008

Escrita Matemática no Moodle – LaTeX

Dinamizador: Jorge Cabral (Centro de Formação Penalva e Azurara)

                A escrita matemática ou a edição de equações em plataformas Moodle pode ser encarada como uma tarefa difícil. Porém existe a possibilidade de tornar esta tarefa bastante mais simples e agradável recorrendo a uma linguagem denominada LaTeX (lê-se latec) que foi especificamente criada para facilitar a escrita e formatação de fórmulas com texto matemático e científico. Com efeito, as versões mais recentes da plataforma Moodle incluem o filtro LatexRender que vai transformar as instruções LaTeX em imagens no formato PNG que automaticamente ficam embutidas no código HTML da página. Resumindo, a escrita matemática fica mais fácil e mais natural e a apresentação é esteticamente bastante agradável.

 

 

20/02/2008

Actividades na Aula Matemática com o Quadro Interactivo Magicboard

Dinamizadores: Cláudia Pinto e Ana Cristina Mota

(Projecto Inov@r com QI: EB23/S de Penalva do Castelo / Secundária Felismina Alcântara de Mangualde)

                Todos nós temos consciência do quanto é difícil, hoje em dia, cativar a atenção dos alunos para a aprendizagem dos conteúdos programáticos. Neste sentido, acreditamos que a utilização de um Quadro Interactivo Multimédia na sala de aula de Matemática poderá permitir um ensino mais dinâmico, mais interactivo, mais motivador, e, por conseguinte, mais eficaz e significativo – contribuindo para melhorar o processo de ensino/aprendizagem. A utilização do Quadro Interactivo em contexto de sala de aula é muito diversificada. Nesta sessão pretende-se fazer uma pequena demonstração das potencialidades deste equipamento bem como exemplificar a sua utilização na disciplina de Matemática, através da apresentação de alguns materiais, mostrando assim a forma inovadora e atractiva de ensinar conceitos.

 

 

09/04/2008

Matemática com o TI – Nspire no 3º Ciclo/Secundário

Dinamizadores: João Almiro (Secundária de Tondela)

                Nesta sessão pretende-se mostrar alguns exemplos de problemas, tendo em vista a sua exploração em sala de aula, aproveitando as potencialidades da calculadora TI-Nspire (modelo mais recente da Texas Instruments), que permite fazer simultaneamente o estudo de gráficos de funções, o tratamento de dados na folha de cálculo e a manipulação de figuras geométricas de uma forma dinâmica.

 

 

30/04/2008

PAM  - Plano de Acção para a Matemática

Dinamizador: Hermínio Marques (Secundária de Carregal do Sal)

                Um ano passou sobre a implementação do Plano de Acção para a Matemática, que balanço podemos fazer até à data? Perturbam-nos algumas questões gerais: Estará o plano a ser, como se pretendia, uma iniciativa local? Ou em vez disso tratar-se-á apenas de um conjunto de regras emanadas da administração central?

Inquietam-nos igualmente outras questões particulares: Sabem os nossos alunos estudar? Mais do que um professor de Matemática na sala de aula? O que traduzem os resultados dos exames nacionais de Matemática? Estarão os currículos adaptados às necessidades dos nossos estudantes? É avaliando bem que se pode melhorar a aprendizagem?

Se a discussão foi um dos primeiros passos, é necessário continuar a discutir. Vamos em conjunto fazer um “ponto da situação”, apontando os bons caminhos já percorridos e evitando os maus que possam surgir.

 

14/05/2008

Reajustamento dos Programas de Matemática do Ensino Básico

Dinamizador: Luís Menezes (Escola Superior de Educação de Viseu)

                Os programas portugueses de Matemática do ensino básico datam do início da década de 90, tendo sido concebidos com lógicas diferentes – principalmente o do 1.º Ciclo relativamente aos dos outros dois níveis. Em 2001 foi publicado o Currículo nacional do ensino básico que introduziu modificações curriculares importantes em relação aos programa, em particular ao nível das finalidades e objectivos de aprendizagem e também na forma como apresenta os temas matemáticos a abordar. Para além do mais, ao longo deste período de tempo observou-se um desenvolvimento significativo do conhecimento sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática que permite precisar e aperfeiçoar muitas das formulações constantes nos programas. Nesta sessão pretende-se, assim, reflectir sobre estas propostas programáticas.

 


© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados
tecnologia ínCentea